terça-feira, 12 de julho de 2011

Porque Anunciar na Internet:

- Porque as pessoas estão cansadas de folhetos, catálogos, revistas de bairros, jornais dos mais variados formatos, canais de televisão que passam propagandas sem conteúdo e todas as formas de publicidade que se proliferam há mais de 30 anos, sempre com a mesma cara. 
- Hoje ou você enxerga o seu cliente, ou alguém fará isto por você. Há anos, um bom produto e um preço competitivo eram suficientes, hoje sabemos que isto não é mais verdade. Você precisa mostrar disponibilidade para seu cliente, e qual lugar onde você possa estar mais disponível do que a INTERNET?
- O cliente de hoje sabe o que deseja, é exigente e tem cada vez mais opções. Além disto, não quer ficar esperando você chegar até ele. Ou você acha mesmo que aquele cliente ávido em comprar o novo DVD de sua banda predileta vai esperar que algum jornal de bairro traga o endereço de uma loja de DVD?
Mas, como em tudo na vida, nós também podemos encontrar desculpas para manter as coisas como estão.
Vamos a algumas delas:
- Este negócio de INTERNET não é para mim. Vou esperar um pouco mais, e quando souber que os outros estão embarcando nesta, eu vejo o que faço. 
  • Cuidado, amigo! Imagine o Bradesco deixando este negócio de INTERNET para lá, há 10 anos!
  • Esperar os outros fazerem é se acomodar. E além de tudo é muito perigoso. Vamos ficar no exemplo do Bradesco novamente. Como este grande banco Brasileiro estaria hoje se esperasse o ITAÚ experimentar esta tal de INTERNET!
- Mas isto é muito complicado! 
  • Realmente, a coisa não é tão simples assim, mas é para isto que você vai encontrar empresas sérias e que entendem do assunto para ajudá-lo nesta jornada.
  • Imagine você se todos resolvessem arrumar seus encanamentos sozinhos? Ou a instalação elétrica? É por isso, que no mundo temos encanadores, eletricistas, pintores, médicos, advogados, etc...
- Eu sou o melhor da minha região. E o meu negócio já esta no mesmo lugar a mais de 30 anos. 
  • 10 anos atrás quem era a Magazine Luiza?
  • E quem tinha ouvido falar em GOOGLE?
  • Cuidado para não dormir líder e acordar nas portas da agonia. Enquanto você deita em berço esplêndido, o seu concorrente pequenininho recém-instalado, pode estar chegando a seus clientes sem você perceber.
  • Atenção para não dar brecha para que ele ocupe o seu espaço, pois sejamos sinceros: Todos podem oferecer um serviço de qualidade. A sua grande vantagem é já ser conhecido. Mas se muitos começarem a conhecer seu concorrente, acaba sua vantagem estratégica.
- Este negócio de INTERNET é para grandes empresas: 
  • Realmente, nenhuma grande empresa do mundo seria tola de estar fora da INTERNET.
  • Mas, a INTERNET é o mais democrático meio de divulgação que existe, pois permite que com ações criativas você atinja ao mesmo público que aquele gigante que monopoliza seu mercado.
  • Só tenha cuidado para não repetir os maiores erros das pequenas e médias empresas quando escolhem o caminho da inserção digital: Copiar as ações dos Gigantes.
  • Gigantes contam com orçamentos enormes, e são atendidos por empresas de publicidade, que estão interessadas apenas em contas gigantescas.
  • De pequenos é médios entendem empresas igualmente pequenas e médias, mas sérias, comprometidas e capacitadas.
 - Mas eu já ouvi tantos casos de fracasso...
  • Certamente, fracassos não faltam, mas todos têm quase sempre as mesmas explicações.
  • Um caso típico é aquele menino muito inteligente, sobrinho de um grande amigo, que não sai da frente do computador e entende tudo de INTERNET.
  • Ai, você confia plenamente nele, pede que ele faça um SITE, e percebe que durante os dois meses, no qual o SITE esteve no ar (depois deste prazo, normalmente se autodestrói. É como aquelas mensagens para agente-secretos que vimos em filmes de espionagem) nada aconteceu! Por que será?
  • Você entregaria a chave do seu carro a um garoto que detona em todos os jogos eletrônicos de corrida?
  • Ou voaria com um piloto que é campeão nacional de simulador de vôo?
  • Mas vamos imaginar que você fez o SITE com profissionais. O SITE funciona, é bonito e tem acesso.
  • Então, como já esta tudo certo, podemos parar de investir na manutenção e na divulgação? Claro... Mas torça para que nunca mais as pessoas esqueçam seu endereço eletrônico, e nunca mais usem mecanismos de busca, continuando sempre a acessar apenas o seu SITE.
- Eu não preciso disto. Já tenho um SITE  
  • Bem... Antes de qualquer coisa vamos entender o que é ter um site.
  • Ter um site com uma imagem natalina, com um belo papai Noel desejando feliz natal assim que seu visitante entra no site é muito legal, MAS É PÉSSIMO SE ESTIVERMOS NA PÁSCOA.
  • Uma relação de lançamentos de produtos para que o visitante aproveite o verão também faz sucesso... Mas cuidado para não ser o verão de 1998.
  • E aqueles SITES em que o visitante tem que esperar 2 minutos até que o SITE abra e depois mais 5 minutos até terminar aquela introdução que só quem fez o SITE gosta. Afinal, o seu visitante quer conhecer o seu produto, e não os dons criativos do seu WEB DESIGNER.
  • E aquelas áreas de contato em que o visitante, com a maior boa vontade do mundo, digita durante minutos para relatar a sua dúvida, e quando clica em ENVIAR, simplesmente recebe uma mensagem de erro.
  • Agora, quer coisa pior: Se o nome de uma loja é Loja Aurélia, o natural é que você tente digitar www.lojaaurelia.com.br, ou coloque nos argumento de busca Loja Aurélia, não é mesmo? Mas depois de muito sofrimento, você acaba descobrindo que o nome do site, sabe-se lá por qual motivo é: www.aurelivirt.net
  • Resumindo: Pense bem se você tem um SITE, ou se você acha que tem um SITE.
- Eu não tenho dinheiro para investir nisto agora. 
  • De uma forma ou de outra, você tem que reservar uma verba para divulgação do seu negócio.
  • A questão é escolher o canal certo. E este canal é a INTERNET
  • Por muito menos do que você pensa, pode divulgar seu negócio para o público certo e no tempo certo.
- Mas eu acho tão bonitos aqueles anúncios de meia página nas revistas e jornais! Sem falar que circulam para milhões de pessoas. Isto sim traz resultado. 
  • O anúncio pode até ficar bonito, mas qual é a finalidade dele. Ser visto pelo seu cliente, ou por VOCÊ. Se for para satisfazer seu ego, vá em frente. E melhore as fotos e as imagens.
  • Anúncios de qualidade na INTERNET são tão bonitos quanto, com a vantagem de serem VIVOS, de permitirem interação com o visitante.
  • Quanto à circulação, por mais que sejam milhões de exemplares, isto não é nada comparado ao alcance da INTERNET. Que revista impressa no bairro da Lapa, por exemplo, pode chegar até um consumidor na França?
  • E para encerrar: De que adianta ter visto um anúncio maravilhoso na semana passada, se na hora em que você efetivamente esta precisando daquela informação, não sabe onde esta a revista?
- Estou quase convencido, mas duvido que tenha tanta gente assim usando a INTERNET. 
  • Esta é fácil. Somente no Brasil, são 70 milhões de usuários de Internet.
  • Lan Houses, serviços sociais, empresas, enfim...Onde hoje você não encontra um computador?

- Mas eu confesso: Não tenho computador e não uso INTERNET.
  • Não vou nem discutir que isto é estar alienado em relação ao mundo. Apenas faça-se uma pergunta: Será que meus clientes são como eu, e também não usam!

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